Redação

Aula de Interpretação

Fazer uso competente da língua é a capacidade de ler e produzir adequadamente textos diversos, produzidos em situações diferentes e sobre diferentes temas. Pensar em texto é pensar em nossa vida diária. Sempre estamos envolvidos em leituras, escritas, observações e análise. Quantas decisões importantes não dependem, única e exclusivamente, de uma boa leitura ou redação de texto?

O que é interpretar um texto?


A palavra interpretar vem do latim interpretare e significa explicar, comentar ou aclarar o sentido dos signos ou símbolos. Tal vocábulo corresponde ao grego análysis, que tem o sentido de decompor um todo em suas partes, sem decompor o todo, para compreendê-lo melhor.

Interpretar um texto é entendê-lo, penetrá-lo em sua essência, observar qual é a idéia principal, quais os argumentos que comprovam a idéia do autor, como o texto está escrito e outros detalhes. Não é tarefa fácil, pois vivemos em um mundo que não privilegia a compreensão profunda de nossa própria existência. Tentaremos, neste material, auxiliá-lo a fazer uma boa análise do texto em seu concurso para que você obtenha o sucesso esperado.


Vídeo-aula sobre Interpretação

Comentários